Há 34 anos se concretizava um sonho. Não o sonho de apenas uma pessoa, mas sim, de um grupo de funcionários do BRB - Banco de Brasília: criar um Fundo de Pensão. Porém, em 1985 muitas eram as dificuldades encontradas para realizar esse feito de forma que um fundo de pensão pudesse suplementar as aposentadorias obtidas por meio do INSS, ao final de um período de trabalho de toda a vida.

A consolidação da REGIUS se deve ao trabalho e empenho de seus empregados, participantes, dirigentes, presidentes, conselheiros e patrocinadoras, que construíram a entidade e que hoje fortificam a REGIUS a cada dia.

O compromisso da REGIUS para os próximos anos será o de continuar a unir forças para construir uma entidade cada vez mais segura. Reservamos esse espaço para reconhecer, por meio de uma linha do tempo, os acontecimentos, os dirigentes e as vitórias mais marcantes da nossa história: 

Fevereiro/1985 - É feita a ata de constituição da Sociedade Civil de Previdência Privada do Banco de Brasília.

Abril/1985 - O Ministério da Previdência Social aprova o Estatuto da REGIUS e autoriza o funcionamento da entidade.

Junho/1985 - Aprovação inicial de 1.296 pedidos de inscrição na REGIUS na categoria de sócios fundadores, sendo 88 da patrocinadora BRB-Crédito Imobiliário e 1.208 da patrocinadora BRB-Banco de Brasília S.A.

Janeiro/1986 -A REGIUS firma convênios com o Banco Regional de Brasília-BRB, BRB - Crédito Imobiliário, AABR - Associação Atlética Banco Regional e BRB-Clube Assistência, objetivando à institucionalização e administração do Programa BRB - Saúde.

Julho /1986 - Concessão da primeira complementação de aposentadoria por invalidez e pagamento do respectivo pecúlio ao associado IRIMAR FREITAS VARGAS.

Maio/1991 - Transformação do Programa BRB–Saúde em BRB-Saúde – Caixa de Assistência.

Outubro/1991 - Ingresso de 95% dos empregados egressos das empresas coligadas – CFI, DTVM e DATACRED.

Março/1992 - Criado o primeiro Programa de Financiamento Imobiliário, com a finalidade de financiar a construção e aquisição de moradia própria aos participantes.

Outubro/1992 - Criação do primeiro Comitê de Investimentos.

1994 - Realização do primeiro Encontro com aposentados.

1995 - Criado o Programa de Check-Up, apontado como um importante fator de valorização do aposentado durante o 6º Encontro do Centro de Estudos/Fundação da Terceira idade.

1996 - Iniciou-se a implantação do Programa de Gestão pela Qualidade Total, com o objetivo de garantir a excelência nos serviços prestados aos participantes e seus dependentes.

  • Elaborado o primeiro Planejamento Estratégico que representa a preocupação da Diretoria da REGIUS com o futuro da entidade.
  • Elaborado o Plano de Diretrizes Tecnológicas (PDT) para a implantação de um sistema de informações integradas que atenda às necessidades da entidade.
  • Instalação do Posto Prisma, em parceria com empresas do GDF(BRB/CAESB/CEB/TCB), instalado na REGIUS com o objetivo de facilitar a concessão e manutenção de benefícios previdenciários e acidentários com  melhoria no atendimento ao participante.
  • Realização do Primeiro Programa de Check-up para aposentados.

1997 - Mudança da REGIUS do Edifício Brasília, para a sede própria, no Edifício Athenas,  com  criação de logística própria de funcionamento e  constituição de condomínio.

  • Realização do primeiro recadastramento dos participantes e associados aos programas da REGIUS, atingindo em dezembro 100% do público-alvo.

Março/1999 - Dentro do Programa Previdencial foi desenvolvido o “Projeto Agora” voltado para os aposentados, em parceria com a Associação dos Funcionários Aposentados do BRB - AFABRB.

Setembro/1999 - Realização do IV Check-up, que atingiu 191 aposentados com idade a partir de 55 anos.

Fevereiro/2000 - Aprovação do Plano de Benefícios 03 da REGIUS, destinando aos empregados das patrocinadoras, admitidos a partir de 01/03/2000, e aos empregados do BRB e da REGIUS que não pertenciam ao Plano BD-01.

Agosto/2003 - Assinado Convênio de Adesão da Cartão BRB ao Plano de Benefícios CV-03.

Abril/2004 - 1º Encontro dos Órgãos Estatutários

Maio 2004 - 1º Fórum dos Aposentados do BRB.

Junho/2004 - 1º Encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria.

  • 1º encontro dos Representantes da REGIUS com o objetivo de fortalecer a relação com os participantes ativos.

Outubro/2004 - Visita da delegação do Banco Mundial a quem foram feitas apresentações pelos Dirigentes e técnicos da REGIUS sobre o sistema, órgãos e marcos regulatórios do segmento de previdência complementar fechado no Brasil, panorama da REGIUS e outros.

  • Lançado a Campanha “Seu Futuro está em Nossos Planos” com significativa adesão ao Plano CV-03.

Junho/2005 - Realização de mais um Encontro dos representantes da REGIUS 2005 – Retrospectiva 20 Anos REGIUS.

2006 - Realização do Programa de Visitas às dependências do BRB “REGIUS com você”.
Realização de Pesquisa de Opinião entre participantes, assistidos e não participantes para conhecer o grau de satisfação, em relação aos serviços prestados pela REGIUS.

  • Lançado o novo site, com novas funcionalidades, com área restrita “REGIUS com você” criada especialmente para o participante da REGIUS.
  • A REGIUS conquistou o prêmio ABERJ pelo destaque na promoção da comunicação integrada e intranet.

2008 - Implantação do Sistema de Gestão Integrada viabilizando melhores práticas, mecanismos de controle e avaliação, padrões e normas internas de suporte.

  • Aprovado o Plano de Continuidade dos Negócios – PCN
  • Criação, no site www.regius.org.br, do Portal dos Participantes, com áreas de acesso restrito aos participantes e assistidos.

2009/2010 - Implantação do Programa de Educação Previdenciária – primeiro módulo, denominado “Bem me quero”.

  • Criação dos Comitês de Gestão Estratégica e de Risco, que visam aperfeiçoar os instrumentos de governança corporativa e de controle.
  • Implantação do novo Plano de Contas, aderente às normas internacionais de contabilidade (IFRS).
  • A REGIUS passa a ocupar a 66ª posição no ranking das EFPC, com patrimônio aproximando-se da marca de R$ 1 bilhão.
  • Adesão da Seguros BRB ao Plano de Benefícios CV-03.

2011 - Eleição de dois diretores - Em 02/05/2011, foi aprovada pela PREVIC a 8ª revisão do Estatuto da REGIUS, redefinindo a composição da Diretoria Executiva. As principais alterações foram relacionadas ao preenchimento dos cargos de Diretor da REGIUS, sendo o Diretor-Presidente e Diretor Financeiro indicados e nomeados pelo Conselho Deliberativo. Para os cargos de Diretor de Benefícios e Administração e Diretor de Planejamento e Controle o preenchimento dos cargos por processo eletivo, mediante voto de todos os participantes ativos e assistidos.

2012 - Alterações regulamentares do Plano BD-01 - Após criteriosa avaliação atuarial, a que foi submetido o Plano BD-01, no período de 2007 a 2011, foram identificados fatores estruturais de forte impacto no equilíbrio do plano, causadores dos resultados deficitários no biênio 2010/2011;

  • Equacionamento do déficit do Plano BD-01 - Implantadas as novas regras do regulamento do Plano BD-01, garantindo um crescimento equilibrado dos salários e compromisso do Plano;  
  • Com os ajustes nas regras regulamentares e implantação de custeio extraordinário, o Plano BD-01 teve resultado superavitário em 2012;
  • Aprovação do Plano CD-02 - Com o objetivo de possibilitar aos participantes ativos do Plano BD-01 a formação de uma reserva financeira para um benefício adicional futuro foi criado o Plano de Benefícios – CD-02, na modalidade de contribuição definida.

2014 - Assinatura e aprovação do Convênio de Adesão firmado entre a REGIUS e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - Metrô-DF para a administração do Plano de Previdência Complementar dos empregados daquela empresa, o Plano CD-Metrô-DF. O fortalecimento da REGIUS como uma entidade fechada de previdência complementar multipatrocinada foi perseguida durante muito tempo e agora podemos comemorar esta conquista.

Dezembro/2014 - Aprovação do Plano CD-Metrô-DF pela Previc.

2016/2017 - Assinatura e aprovação do Regulamento e Convênio de Adesão firmado entre a REGIUS e as patrocinadoras Saúde BRB - Caixa de Assistência, BRB CARD e Seguros BRB para a administração do Plano de Benefícios CD-05.

Fevereiro/2017 - Aprovação do Plano CD-05 pela Previc.

Abril/2018 - Aprovação do Plano de Integridade da REGIUS pelo Conselho Deliberativo.

Agosto/2019 - Lançamento do novo site da REGIUS, com novas funcionalidades, design responsivo (smartphone e tablet) e navegação intuitiva.

Confira agora os Diretores-Presidentes da REGIUS ao longo dessa trajetória de 34 anos:

MÁRCIO VIEIRA

DIRETOR-PRESIDENTE

28/2/1985

DIOMAR DE MATOS

DIRETOR-PRESIDENTE

13/6/1989

AUGUSTO EVARISTO BORGES

DIRETOR-PRESIDENTE

4/7/1991

JUVÊNCIO CAVALCANTE BRAGA

DIRETOR-PRESIDENTE

20/3/1995

JOÃO CARNEIRO DE ALMEIDA

DIRETOR-PRESIDENTE

17/4/1996

ALIOMAR CARVALHO DE JESUS

DIRETOR-PRESIDENTE

17/11/1997

JOSÉ ANTONIO MENDES FERNANDES

DIRETOR-PRESIDENTE

10/12/1999

ELIAS JOSÉ PEREIRA DE SOUSA FILHO

DIRETOR-PRESIDENTE

25/5/2001

JOÃO CARNEIRO DE ALMEIDA

DIRETOR-PRESIDENTE

2/7/2007

ANTONIO CARDOZO DE OLIVEIRA

DIRETOR-PRESIDENTE

6/8/2010

ALIOMAR CARVALHO DE JESUS

DIRETOR-PRESIDENTE

14/1/2011

SEMÍRAMIS REZENDE E SILVA MAGALHÃES CEZAR 

 DIRETORA-PRESIDENTE

13/4/2015 

NILZA RODRIGUES DE MORAIS

DIRETORA-PRESIDENTE

7/8/2018