REGIUS realiza encontro com o objetivo de informar sobre o processo de aposentadoria

Na manhã do dia 24 de julho de 2019, foi realizado encontro para explicar àqueles que irão se desligar do BRB – Banco de Brasília por meio do PDVI, como será o processo de aposentadoria pelos Planos da REGIUS e quais são os direitos dos futuros assistidos.

PDVI BRB 2019, INSS e Reforma Previdenciária

A Diretora-Presidente da REGIUS, Nilza Rodrigues, iniciou a palestra de forma breve, com saudações aos empregados presentes e uma rápida explicação sobre o que seria dito a seguir. Sandro Soares, Diretor de Benefícios e Administração da Entidade, de algumas explicações sobre o funcionamento dos planos de Benefício Definido 01 (BD-01), de Contribuição Definida (CD-01) e de Contribuição Variável (CV-03), apresentando dados como os benefícios que serão disponibilizados de acordo com o Plano do empregado e tipos de aposentadoria, além de explicar como irá funcionar o reajuste anual em cada Plano e quais as formas de contribuição o empregado poderá optar mesmo após a sua aposentadoria. Em seguida, o diretor deu uma breve explicação sobre a aposentadoria pelo INSS: como funciona e qual é o tempo de contribuição e idade mínimos para começar a usufruir dos benefícios. Sandro também apresentou alguns tópicos afetados pela Reforma da Previdência, caso seja aprovada pelo Congresso. O diretor explicou como a REGIUS pode auxiliar o empregado, oferecendo um simulador em seu site para calcular os benefícios que o mesmo irá receber, assim como atendimento presencial em sua sede, com pessoas especializadas para ajudar no processo de aposentadoria e tirar dúvidas sobre o assunto, além de auxiliar na solicitação junto ao INSS.

PDVI BRB 2019

Logo após, a representante do BRB, Christiane Duarte, da GEPAG, esclareceu algumas questões a respeito do Programa, como a data limite para adesão, que será no dia 31 de julho de 2019, e a forma e lugar onde os empregados podem solicitá-la.

Saúde BRB

O Assessor Técnico da Saúde BRB, Renato Mathiara, fez alguns comunicados a respeito das mudanças em relação aos serviços prestados pela Operadora. O mesmo informou que não haverá mudanças no plano de saúde dos empregados e seus respectivos dependentes, porém aqueles que irão se aposentar, têm mais de 10 anos de contribuição para o plano e querem continuar usufruindo do serviço, precisarão optar pela permanência no plano até 30 dias após o seu desligamento. Informou, ainda, que a alíquota de contribuição sobre a suplementação bruta da REGIUS somada a do INSS, muda de 2% para 4%. Caso não optem pela continuidade, os ex-funcionários da Patrocinadora não poderão voltar a usufruir do serviço. O Assessor comunicou que os exames periódicos realizados na Clínica Saúde BRB passarão a ser cobertos integralmente pela Instituição, não existindo mais nenhuma contribuição do BRB. Renato informou, também, que todos os formulários necessários para o processo são disponibilizados pela REGIUS.

Corretora Seguros BRB

A representante da Corretora Seguros BRB, Flávia Amorim, declarou que algumas mudanças irão ocorrer no pagamento dos serviços após o desligamento do empregado: antes o BRB arcava com 50% e após o desligamento, o aposentado passa a arcar com 100% dos custos, devendo este autorizar o débito em conta corrente.

AFABRB

Os representantes da Associação dos Funcionários Aposentados do BRB (AFABRB), Luiz de Oliveira e Teresinha Maria da Cruz Rocha, que também é membro do Conselho Deliberativo da REGIUS, apresentaram a Instituição para aqueles que tiverem qualquer interesse em se associar e também informaram sobre as atividades realizadas pela AFABRB, de forma alegre e acolhedora. Luiz fez uma breve explicação sobre o papel da Associação, quantos inscritos eles têm atualmente, citou alguns dos eventos realizados, como as festas de fim de ano e a festa do dia dos aposentados, com o auxílio de Teresinha. A representante relembrou seus dias de servidora e falou um pouco sobre a sua experiência na Associação, trazendo uma apresentação com brincadeiras dedicadas especialmente aos empregados do Banco.

Sindicato dos Bancários

Cristiano Severo, do Sindicato dos Bancários, explicou sobre o papel da Instituição na vigilância para garantir o pleno direito dos empregados no processo de aposentadoria voluntária.

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio de um dos canais de atendimento da REGIUS.

O conteúdo das apresentações pode ser consultado aqui no site.