PREVIDÊNCIA BRB OBTEVE A CERTIFICAÇÃO DSC 10000

A Previdência BRB alcançou a certificação DSC 10000 – Diretrizes para o Sistema de Compliance, demonstrando a existência de mecanismos de prevenção e detecção de atos ilícitos e contrários aos princípios da ética e integridade nos negócios. Um reconhecimento às medidas adotadas pela Entidade com a implantação de um sistema de integridade, efetivamente comprovado e seguro.

Para obtenção da certificação, a Previdência BRB adotou medidas eficientes como o canal de ética independente e a estrutura de apuração de denúncias, por meio do Comitê de Ética e Disciplina. Estruturou o canal de ouvidoria e todo o arcabouço normativo para disciplinar as medidas e prevenir situações que confrontem com as diretrizes e regras estabelecidas no Código de Conduta e Ética. Assim, foram atualizadas as políticas de prevenção aos crimes financeiros e de uso do canal de ética e seus respectivos manuais.

Também foram criados os procedimentos operacionais, que tratam da gestão do sistema de compliance, da gestão dos canais de ética e de ouvidoria, do conflito de interesses, da relação com fornecedores e concorrentes, da relação com terceiros e parceiros comerciais e do controle com relação a presentes, hospitalidades, doações e patrocínios. Tudo disciplinado, com regras claras e abrangentes para todos que atuam na Entidade, sejam colaboradores, membros dos órgãos estatutários e parceiros. E ainda, foi estruturada a atuação do Compliance Officer, que passou a ser exercida pelo gerente de riscos e controles da Previdência BRB, numa atuação vigilante para reforçar as medidas preventivas. Outro ponto importante foi a criação da auditoria interna, mais um pilar na estrutura de controles dos processos internos.

“Estamos felizes com a certificação DSC 10000, pois representa a chancela do sistema de integridade da Previdência BRB, por uma empresa conceituada – EBANC – Empresa Brasileira Acreditadora de Norma de Compliance. De fato, nossos esforços vão no sentido de fazer com que a cultura da integridade e da ética seja efetiva no âmbito da Previdência BRB, especialmente, por sermos uma Entidade de Previdência Complementar, que tem como princípio o dever fiduciário, de proteção e guarda de recursos de terceiros, que garantirão os benefícios previdenciários e que representam os sonhos de um futuro feliz e sustentável. É nesse rumo que prosseguiremos!”, enfatizou Semíramis Cezar, diretora-presidente.

Integridade, conformidade e ética são os pilares da gestão da Previdência BRB!