Há quase 40 anos se concretizava um sonho. Não o sonho de apenas uma pessoa, mas sim, de um grupo de funcionários do BRB - Banco de Brasília: criar um Fundo de Pensão. Porém, em 1985 muitas eram as dificuldades encontradas para realizar esse feito de forma que um fundo de pensão pudesse suplementar as aposentadorias obtidas por meio do INSS, ao final de um período de trabalho de toda a vida.

A consolidação da REGIUS se deve ao trabalho e empenho de seus empregados, participantes, dirigentes, presidentes, conselheiros e patrocinadoras, que construíram a entidade e que hoje fortificam a REGIUS a cada dia.

O compromisso da REGIUS para os próximos anos será o de continuar a unir forças para construir uma entidade cada vez mais segura. Reservamos esse espaço para reconhecer, por meio de uma linha do tempo, os acontecimentos, os dirigentes e as vitórias mais marcantes da nossa história: 

Janeiro/2023 - Adesão da Ceasa DF como patrocinadora do Pano CD-05 e do COPEV-DF como instituidor do BrasíliaPrev.

Setembro/2022 - Aprovação do Plano RegiusPrev e do Convênio da Prefeitura de Maringá e Autarquias.

Abril/2022 - A REGIUS atingiu a marca de 6.000 participantes.

Janeiro/2022 - Criação do Plano RegiusPrev, o plano de previdência complementar para servidores públicos de estados e municípios.

Outubro/2021Adesão da AABR como instituidora do BrasíliaPrev.

Dezembro/2020 - Lançamento do Plano Instituído BrasíliaPrev, o que representou a ampliação da proteção previdenciária da REGIUS aos familiares até 3º grau dos participantes.

Agosto/2019 - Lançamento do novo site da REGIUS, com novas funcionalidades, design responsivo (smartphone e tablet) e navegação intuitiva.

Abril/2018 - Aprovação do Plano de Integridade da REGIUS pelo Conselho Deliberativo.

Fevereiro/2017 - Aprovação do Plano CD-05 pela Previc.

2016/2017 - Assinatura e aprovação do Regulamento e Convênio de Adesão firmado entre a REGIUS e as patrocinadoras Saúde BRB - Caixa de Assistência, BRB CARD e Seguros BRB para a administração do Plano de Benefícios CD-05.

Dezembro/2014 - Aprovação do Plano CD-Metrô-DF pela Previc.

2014 - Assinatura e aprovação do Convênio de Adesão firmado entre a REGIUS e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - Metrô-DF para a administração do Plano de Previdência Complementar dos empregados daquela empresa, o Plano CD-Metrô-DF. O fortalecimento da REGIUS como uma entidade fechada de previdência complementar multipatrocinada foi perseguida durante muito tempo e agora podemos comemorar esta conquista.

2012 - Alterações regulamentares do Plano BD-01 - Após criteriosa avaliação atuarial, a que foi submetido o Plano BD-01, no período de 2007 a 2011, foram identificados fatores estruturais de forte impacto no equilíbrio do plano, causadores dos resultados deficitários no biênio 2010/2011;

  • Equacionamento do déficit do Plano BD-01 - Implantadas as novas regras do regulamento do Plano BD-01, garantindo um crescimento equilibrado dos salários e compromisso do Plano;  
  • Com os ajustes nas regras regulamentares e implantação de custeio extraordinário, o Plano BD-01 teve resultado superavitário em 2012;
  • Aprovação do Plano CD-02 - Com o objetivo de possibilitar aos participantes ativos do Plano BD-01 a formação de uma reserva financeira para um benefício adicional futuro foi criado o Plano de Benefícios – CD-02, na modalidade de contribuição definida.

2011 - Eleição de dois diretores - Em 02/05/2011, foi aprovada pela PREVIC a 8ª revisão do Estatuto da REGIUS, redefinindo a composição da Diretoria Executiva. As principais alterações foram relacionadas ao preenchimento dos cargos de Diretor da REGIUS, sendo o Diretor-Presidente e Diretor Financeiro indicados e nomeados pelo Conselho Deliberativo. Para os cargos de Diretor de Benefícios e Administração e Diretor de Planejamento e Controle o preenchimento dos cargos por processo eletivo, mediante voto de todos os participantes ativos e assistidos.

2009/2010 - Implantação do Programa de Educação Previdenciária – primeiro módulo, denominado “Bem me quero”.

  • Criação dos Comitês de Gestão Estratégica e de Risco, que visam aperfeiçoar os instrumentos de governança corporativa e de controle.
  • Implantação do novo Plano de Contas, aderente às normas internacionais de contabilidade (IFRS).
  • A REGIUS passa a ocupar a 66ª posição no ranking das EFPC, com patrimônio aproximando-se da marca de R$ 1 bilhão.
  • Adesão da Seguros BRB ao Plano de Benefícios CV-03.

2008 - Implantação do Sistema de Gestão Integrada viabilizando melhores práticas, mecanismos de controle e avaliação, padrões e normas internas de suporte.

  • Aprovado o Plano de Continuidade dos Negócios – PCN
  • Criação, no site www.regius.org.br, do Portal dos Participantes, com áreas de acesso restrito aos participantes e assistidos.

2006 - Realização do Programa de Visitas às dependências do BRB “REGIUS com você”.
Realização de Pesquisa de Opinião entre participantes, assistidos e não participantes para conhecer o grau de satisfação, em relação aos serviços prestados pela REGIUS.

  • Lançado o novo site, com novas funcionalidades, com área restrita “REGIUS com você” criada especialmente para o participante da REGIUS.
  • A REGIUS conquistou o prêmio ABERJ pelo destaque na promoção da comunicação integrada e intranet.

Junho/2005 - Realização de mais um Encontro dos representantes da REGIUS 2005 – Retrospectiva 20 Anos REGIUS.

Outubro/2004 - Visita da delegação do Banco Mundial a quem foram feitas apresentações pelos Dirigentes e técnicos da REGIUS sobre o sistema, órgãos e marcos regulatórios do segmento de previdência complementar fechado no Brasil, panorama da REGIUS e outros.

  • Lançado a Campanha “Seu Futuro está em Nossos Planos” com significativa adesão ao Plano CV-03.

Junho/2004 - 1º Encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria.

  • 1º encontro dos Representantes da REGIUS com o objetivo de fortalecer a relação com os participantes ativos.

Maio/2004 - 1º Fórum dos Aposentados do BRB.

Abril/2004 - 1º Encontro dos Órgãos Estatutários.

Agosto/2003 - Assinado Convênio de Adesão da Cartão BRB ao Plano de Benefícios CV-03.

Fevereiro/2000 - Aprovação do Plano de Benefícios 03 da REGIUS, destinando aos empregados das patrocinadoras, admitidos a partir de 01/03/2000, e aos empregados do BRB e da REGIUS que não pertenciam ao Plano BD-01.

Setembro/1999 - Realização do IV Check-up, que atingiu 191 aposentados com idade a partir de 55 anos.

Março/1999 - Dentro do Programa Previdencial foi desenvolvido o “Projeto Agora” voltado para os aposentados, em parceria com a Associação dos Funcionários Aposentados do BRB - AFABRB.

1997 - Mudança da REGIUS do Edifício Brasília, para a sede própria, no Edifício Athenas,  com  criação de logística própria de funcionamento e  constituição de condomínio.

  • Realização do primeiro recadastramento dos participantes e associados aos programas da REGIUS, atingindo em dezembro 100% do público-alvo.

1996 - Iniciou-se a implantação do Programa de Gestão pela Qualidade Total, com o objetivo de garantir a excelência nos serviços prestados aos participantes e seus dependentes.

  • Elaborado o primeiro Planejamento Estratégico que representa a preocupação da Diretoria da REGIUS com o futuro da entidade.
  • Elaborado o Plano de Diretrizes Tecnológicas (PDT) para a implantação de um sistema de informações integradas que atenda às necessidades da entidade.
  • Instalação do Posto Prisma, em parceria com empresas do GDF(BRB/CAESB/CEB/TCB), instalado na REGIUS com o objetivo de facilitar a concessão e manutenção de benefícios previdenciários e acidentários com  melhoria no atendimento ao participante.
  • Realização do Primeiro Programa de Check-up para aposentados.

1995 - Criado o Programa de Check-Up, apontado como um importante fator de valorização do aposentado durante o 6º Encontro do Centro de Estudos/Fundação da Terceira idade.

1994 - Realização do primeiro Encontro com aposentados.

Outubro/1992 - Criação do primeiro Comitê de Investimentos.

Março/1992 - Criado o primeiro Programa de Financiamento Imobiliário, com a finalidade de financiar a construção e aquisição de moradia própria aos participantes.

Outubro/1991 - Ingresso de 95% dos empregados egressos das empresas coligadas – CFI, DTVM e DATACRED.

Maio/1991 - Transformação do Programa BRB–Saúde em BRB-Saúde – Caixa de Assistência.

Julho /1986 - Concessão da primeira complementação de aposentadoria por invalidez e pagamento do respectivo pecúlio ao associado IRIMAR FREITAS VARGAS.

Janeiro/1986 - A REGIUS firma convênios com o Banco Regional de Brasília-BRB, BRB - Crédito Imobiliário, AABR - Associação Atlética Banco Regional e BRB-Clube Assistência, objetivando à institucionalização e administração do Programa BRB - Saúde.

Junho/1985 - Aprovação inicial de 1.296 pedidos de inscrição na REGIUS na categoria de sócios fundadores, sendo 88 da patrocinadora BRB-Crédito Imobiliário e 1.208 da patrocinadora BRB-Banco de Brasília S.A.

Abril/1985 - O Ministério da Previdência Social aprova o Estatuto da REGIUS e autoriza o funcionamento da entidade.

Fevereiro/1985 - É feita a ata de constituição da Sociedade Civil de Previdência Privada do Banco de Brasília.

Assista ao vídeo que engloba os principais fatos históricos da Entidade:

Confira agora os Diretores-Presidentes da REGIUS ao longo dessa trajetória de quase 40 anos:

SEMÍRAMIS R. E S. MAGALHÃES CEZAR

DIRETORA-PRESIDENTE

23/12/2022

NILZA RODRIGUES DE MORAIS

DIRETORA-PRESIDENTE

7/8/2018

SEMÍRAMIS R. E S. MAGALHÃES CEZAR

DIRETORA-PRESIDENTE

13/4/2015

ALIOMAR CARVALHO DE JESUS

DIRETOR-PRESIDENTE

14/1/2011

ANTONIO CARDOZO DE OLIVEIRA

DIRETOR-PRESIDENTE

6/8/2010

JOÃO CARNEIRO DE ALMEIDA

DIRETOR-PRESIDENTE

2/7/2007

ELIAS JOSÉ PEREIRA DE SOUSA FILHO

DIRETOR-PRESIDENTE

25/5/2001

JOSÉ ANTONIO MENDES FERNANDES

DIRETOR-PRESIDENTE

10/12/1999

ALIOMAR CARVALHO DE JESUS

DIRETOR-PRESIDENTE

17/11/1997

JOÃO CARNEIRO DE ALMEIDA

DIRETOR-PRESIDENTE

17/4/1996

JUVÊNCIO CAVALCANTE BRAGA

DIRETOR-PRESIDENTE

20/3/1995

AUGUSTO EVARISTO BORGES

DIRETOR-PRESIDENTE

4/7/1991

DIOMAR DE MATOS

DIRETOR-PRESIDENTE

13/6/1989

MÁRCIO VIEIRA

DIRETOR-PRESIDENTE

28/2/1985