Painéis ampliam o conhecimento sobre gestão de previdência complementar

Na manhã desta quinta-feira, 28/03, foi realizado o 1º Encontro de Representantes de 2019, com participação de diversas empresas do Conglomerado BRB. Estavam presentes membros da AFABRB, do Conselho Deliberativo e da Diretoria da REGIUS.

O objetivo do Encontro foi o de ampliar o debate acerca dos desafios da previdência complementar e de esclarecer dúvidas comuns à gestão dos Planos de Benefícios, além de reforçar a importância do papel dos Representantes em levar informações sobre a REGIUS em suas Unidades.

Para manter os Representantes bem informados e atualizados sobre o negócio da Entidade, o evento deste ano teve novo formato que favoreceu a interatividade. Após a explanação do tema feita pelo palestrante, foi aberta a sessão de perguntas com a participação do público presente, tudo acompanhado por um mediador. Ao todo, foram três painéis divididos em grandes temas: riscos atuariais, investimentos e governança.

As boas-vindas aos Representantes e demais presentes foram dadas pela Diretora-Presidente da REGIUS, Nilza Morais. Logo após, o Diretor de Benefícios e Administração, Sandro Soares, convidou ao palco o atuário Daniel Pereira da Silva da Wedan Consultoria, que ministrou o primeiro painel sobre Riscos Atuariais. Daniel deu uma visão geral sobre o mercado, apresentou números e as principais tendências. Explicou também o que são premissas atuariais e como interferem no custeio dos Planos. Daniel, que também é professor de cursos de pós-graduação na FGV e na PUC-RIO, trouxe grande contribuição aos participantes do evento.

O Diretor Financeiro da REGIUS, Marcello Furlanetto, ficou à frente do painel sobre Investimentos, mediado pelo também Diretor de Planejamento e Controle, Valdeci Carneiro. Marcello destacou as modalidades do mercado e reforçou as vantagens da administração das carteiras da Entidade, evidenciou em que aspectos ela se diferencia de outros fundos e como isso contribui para o equilíbrio dos seus Planos de Benefícios.

O terceiro e último painel tratou de Governança. Edward Marcones Santos Gonçalves, Gerente Jurídico da Entidade, ampliou a visão do público quanto à correta gestão de um fundo de pensão e às penalidades que podem ocorrer nos casos de má gestão. Marcones apresentou a estrutura organizacional da REGIUS e a composição e atribuições dos órgãos estatutários. Destacou ainda, a relevância dessas informações para o Participante, que deve estar sempre atento à condução da sua EFPC.

A REGIUS agradece a participação de todos e informa que, em breve, enviará os certificados a todos que acompanharam o evento.

A ideia central de encontros como esse é transformar os Representantes em verdadeiros replicadores e formadores de uma cultura previdenciária por todo o Conglomerado BRB. Com isso, todos ganham: as Patrocinadoras, na medida em que investem em um benefício sólido para os seus empregados; a REGIUS, que fortalece cada vez mais sua representatividade e confiança; e principalmente, os Participantes, que passam a garantir um futuro mais tranquilo para si e suas famílias.

Confira a galeria de fotos